banner top

Log in

Atualizado 9:38 PM UTC, Sep 19, 2020

NOTÍCIAS

Mensagem do Diretor

Ex.º Senhores,

Professores,

Assistentes Técnicos e Operacionais,

Alunos,

Pais e Encarregados de Educação

De uma forma muito particular e calorosa, começo por saudar cada um de vós, rostos do nosso coletivo enquanto Agrupamento. 

Iniciamos mais um ano letivo diferente de tantos outros que marcam a história de vida de cada um de nós. Os medos, as incertezas... povoam a nossa mente! O presente e o futuro nunca se apresentaram como tão incertos e inconstantes! Contudo, a determinação de todos nós leva-nos a navegar por este mar desconhecido com coragem, firmeza e determinação, na certeza de que, unindo as nossas mãos, seremos mais fortes para evitar o contágio pela Covid-19 no nosso Agrupamento. Esse deve ser o compromisso individual de cada um de nós e o nosso compromisso para com o coletivo. Protegermo-nos e proteger os outros contra este inímigo invisível que pode estar a espreitar no virar da esquina. Por isso, respeitar e fazer cumprir o Plano de Contingência e as orientações da DGS seja o nosso principal dever e/ou obrigação.

Mais do que criticar, compete-nos encontar soluções! Conto com todos vós nesta missão de tornar o nosso Agrupamento num lugar mais seguro para todos. Se todos colaborarmos, num espírito coeso e de união, nada nos será impossível, embora não possa garantir que o vírus não nos bata à porta, mas com a certeza que essas portas estão mais sólidas e robustas porque cada uma das suas tábuas foi talhada pelas mãos de cada um de nós. Em cada tábua está gravado o nosso compromisso com a comunidade!

Termino como comecei, por saudar cada um de vós em particular e mostrar a minha gratidão pelo modo como têm colaborado com o Agrupamento. Todos nós somos agentes de mudança!

Ao corpo docente e não docente, pela forma profissional e competente como estão a gerir este período pandémico, o meu muito obrigado!

E não posso deixar de saudar, de uma forma muito calorosa, afetiva e de gratidão, os nossos alunos, pela forma exemplar como se têm comportado no interior das escolas do nosso Agrupamento. Estou orgulhoso de vocês e é uma honra ser vosso Diretor e ter-vos como nossos alunos. Um bem-haja a todos vós!

Aos Pais e Encarregados de Educação agradeço a paciência e a tolerância que têm revelado perante as nossas falhas, pois só não erra quem cruza os braços!

A todos vós, a minha gratidão!

O Diretor,

José Carlos Maciel Pires de Lima

  • 0

Senhas de refeição através do NetGIAE

Ex.º Encarregado de Educação,

 

Para V. conhecimento, anexo informação sobre o modo de acesso das senhas através do netGIAE. Aceda aqui.

Com os melhores cumprimentos,

O Diretor,

José Carlos Maciel Pires de Lima

  • 0

Funcionamento do Refeitório (cantina)

Ex.º Encarregados de Educação,

Comunica-se que todos os alunos que assim o desejem podem almoçar nos refeitórios das Escolas. Contudo, devido ao elevado número de alunos que almoçam no refeitório da Escola Sede, apela-se aos Pais/Encarregados de Educação que, sempre que possível, os alunos, não tendo aulas nos turnos da manhã ou da tarde, almocem em casa, de forma a proporcionar-se uma maior fluidez do serviço do refeitório.

Com os melhores cumprimentos,

O Diretor,

José Carlos Maciel Pires de Lima

  • 0

Diagrama percurso COVID19

Ex.º Encarregados de Educação,

 

Foram criados Circuitos de Entrada no Edifício Escolar, acesso ao Recreio e Cantina nos vários estabelecimentos escolares.

Assim, na Escola Sede foram estabelecidos o seguintes ciruitos (aceda aqui).

Circuito Azul:   Bloco 1 e Monoblocos 2 e 3

Circuito Verde: Bloco 2 Nascente e Monobloco 1

Circuito Laranja: Bloco 2 Poente

A circulação dentro do Edifício tem de ser feita de forma calma e ordeira, pela direita, quer nas escadas quer nos corredores.

Especial atenção é necessária, na circulação pelas Escadas.

As Salas de aula foram montadas, respeitando a lotação e o distanciamento físico imposto pela DGS.

Chama-se a atenção para que, nos espaços exteriores, os alunos respeitem o distanciamento social.

Só com o empenho e a colaboração de todos podemos ter uma Escola mais segura!

Com os melhores cumprimentos,

O Diretor,

 

José Carlos Maciel Pires de Lima

  • 0

Uso de máscaras

Ex.º Encarregados de Educação,

 

Comunica-se que é obrigatório o uso de máscara dentro de todo o espaço escolar.

Devem ser usadas, obrigatoriamente, as máscaras:

- Fornecidas pelo Agrupamento ou,

- Máscaras cirúrgicas.

Agrupamento de Escolas da Abelheira, 15 de setembro de 2020

O Diretor,

José Carlos Maciel Pires de Lima

  • 0

Reuniões com os Encarregados de Educação

Ex.º Encarregado de Educação do 2.º e 3.º Ciclos
 
Em virtude do agravamento das infeções por Covid-19, as reuniões com os pais/EE podem ser feitas via TEAMS, para os pais/EE que assim o desejarem. Contudo, continua a obrigatoriedade de todas elas serem presenciais para os pais/EE que prefiram essa via.
As reuniões das turmas de quinto e sétimo ano são apenas presencias. 
Compete aos Diretores de Turma enviar o "convite" para os pais/E.E. acederem ao TEAMS no dia e hora da reunião.
 
Com os melhores cumprimentos, 
 
O Diretor, 
 
José Carlos Maciel Pires de Lima 
 
  • 0

Aviso aos pais/Encarregados de Educação da Escola do Calvário

Ex.º Encarregados de Educação,

Em virtude de o edifício escolar E.B. 1 de Calvário se encontrar em obras, não é possível realizar a reunião de Pais e encarregados de educação como consta do cronograma de reuniões, pelo que a mesma transita para o dia 14 de setembro às 17h 30m.

Chama-se atenção dos senhores encarregados de educação que só é permitida a presença de um (1) encarregado de educação por aluno na sala.

As reuniões decorrerão com a professora titular de turma na respetiva sala.

Com os melhores cumprimentos.

O Diretor do Agrupamento,

José Carlos Maciel Pires de Lima

 

  • 0

Referencial Escolas: controlo da transmissão de Covid-19 em contexto Escolar

Este documento pretende apresentar, de uma forma simplificada, informação sobre a COVID-19, bem como as medidas a implementar por diferentes atores da comunidade educativa. O objetivo é servir como referencial de atuação para a prevenção e controlo da transmissão de SARS-CoV-2 no que respeita à gestão de casos, contactos e surtos de COVID-19 em contexto escolar.

As medidas apresentadas têm como base os princípios de evidência e conhecimento científico, bem como a evolução da situação epidemiológica, não dispensando, contudo, a consulta e cumprimento da legislação em vigor ou outras orientações específicas para os estabelecimentos de educação ou ensino.

Aceda aqui ao documento https://www.dgs.pt/documentos-e-publicacoes/referencial-escolas-controlo-da-transmissao-de-covid-19-em-contexto-escolar-pdf.aspx

 

  • 0

Informação aos pais/Encarregados de Educação

Ex.º Encarregados de Educação,

No atual contexto da pandemia COVID-19, o próximo ano letivo será organizado de acordo com um conjunto de orientações excecionais de organização e funcionamento, emanadas pela DGEstE e pela DGS, para os estabelecimentos de educação pré-escolar e do ensino básico que garantam a retoma das atividades educativas e formativas, letivas e não letivas, em condições de segurança para toda a comunidade educativa.

Por conseguinte, neste novo ano letivo, impõem-se mudanças, com especial atenção para a saúde de todos os membros da comunidade educativa.

Deve-se, por isso, definir estratégias, que deem prioridade à prevenção da doença e à minimização do risco de transmissão do novo coronavírus, procurando avalizar condições de segurança e higiene nos estabelecimentos de ensino, através da adoção de um conjunto de medidas preventivas, conforme definido nos Planos de Contingência de cada estabelecimento e em articulação com a Unidade de Saúde.

Deste modo, o Agrupamento definiu o regime presencial como regra de funcionamento.

Assim, apresentamos dois documentos:

i) Normas Orientadoras para Organização do Ano Letivo;

ii) Organização do Ano letivo 2020/2021; horário de funcionamento - Regime Presencial.

Brevemente, serão apresenatdos mais dois documentos;

i) Organizaçãp do Ano Letivo: regime presencial (em complemento ao já apresentado), regime misto e regime não presencial (à distância),

ii) Plano de Emergência do Agrupamento.

Com os melhores cumprimentos,

O Diretor,

José Carlos Maciel Pires de Lima

 

  • 0
Assinar este feed RSS

7°C

Viana do Castelo

Principalmente Limpo

Humidade: 93%

Vento: 8.05 km/h

  • 03 Jan 2019 12°C 5°C
  • 04 Jan 2019 13°C 5°C

banner bottom2

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao prosseguir pressupomos que aceita a sua utilização.