banner top

Log in

Atualizado 5:43 PM UTC, Apr 8, 2020

NOTÍCIAS

Procedimento concursal para seleção do diretor do Centro de Formação da Associação de Escolas de Viana do Castelo

Torna -se público que, ao abrigo do Decreto -Lei n.º 22/2014, de 11 de fevereiro, que define o novo Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, em conjugação com o Decreto-Lei n.º 127/2015, de 7 de julho, está aberto no prazo estabelecido no presente edital, o concurso para Diretor do Centro de Formação da Associação de Escolas de Viana do Castelo, doravante designado por CFAEVC, com sede na Escola Secundária de Monserrate em Viana do Castelo.

  • Publicado em CONCURSOS
  • Ler: 19 vezes

Guia de acesso ao Ms Teams

Ex.º Encarregados de Educação
 
Apresentamos um pequeno guia de acesso ao Ms Teams que o ajudará a dar  os primeiros passos. 
Entretanto, será enviado pelo Diretor de Turma do seu educando um conjunto de códigos para aceder a cada Equipa/disciplina. Estes códigos são enviados diretamente para cada correio eletrónico institucional do aluno.
 
Relativamente ao Pré-escolar e 1.º Ciclo, as educadoras titulares de grupo e as docentes titulares de turma far-vos-ão chegar informações acerca da opercionalização de todo o processo de ensino à distância.
 
Com os melhores cumprimentos,
 
O Diretor,
 
José Carlos Maciel Pires de Lima
  • 0

Informação aos pais/E.E.

Ex.º Senhores Encarregados de Educação do 2.º e 3.º Ciclos,

 

Uma vez que estão a ser agendadas aulas síncronas com os vossos educandos através da aplicação Teams, do Office 365, alerta-se para a necessidade de V. Ex.ª ativarem a conta do correio eletrónico institucional dos V. educandos. Aqueles que ainda não possuiem as credenciais de acesso, devem-nas solicitar junto do/a Diretor/a de Turma. Só deste modo, os V. educandos e os docentes do Conselho de Turma poderão entrar em comunicação síncrona. A marcação das aulas síncronas ser-vos-á comunicada, oportunamente, pelos/as respetivos/as Diretores/as de Turma.

Com os melhores cumprimentos,

O Ditretor,

José Carlos Maciel Pires de Lima

  • 0

Publicação das Avaliações

Informo que já se encontram publicadas, na aplicação GIAE, as avaliações dos alunos referentes ao 2.º período letivo.

 

O Diretor,

 

José Carlos Maciel Pires de Lima

  • 0

Visitas de Estudo

Informa-se os pais/Encarregados de Educação que as visitas de estudo planificadas para este ano letivo estão suspensas, em face da situação que vivemos.
Nessa conformidade, ficam cancelados todos os pagamentos e os que já foram efetuados serão restituídos.
 
O Diretor,
 
José Carlos Maciel Pires de Lima
  • 0

Reuniões de Avaliação: publicação das classificações

Por força do estado de emergência decretado em resultado da Pandemia COVID-19, não há lugar à afixação, nas Escolas, das pautas de avaliação respeitantes a este Segundo Período. Assim, os pais/Encarregados de Educação deverão consultas as classificações atribuídas aos seus educandos na plataforma eletrónica GIAE V5.

Os Registos Individuais serão enviados via correio eletrónico. Para os pais/Encarregados de Educação que não possuam recursos tecnológicos ou conta de correio eletrónico, estes registos serão remetidos via CTT.

Anexa-se a calendarização dos Conselhos de Turma de Avaliação. Se não surgir nenhum contratempo, as respetivas classificações serão lançadas na plataforma GIAE V5 no prazo de 48 horas após a realização de cada um dos Conselhos de Turma.

Aceda aqui à calendarização dos Conselhos de Turma.

O Diretor,

José Carlos Maciel Pires de Lima

  • 0

Comunicação aos pais/Encarregados de Educação

Após mais o aproximar do término de um período, deixamos breves palavra sobre o trabalho desenvolvido e a desenvolver nestes tempos de imensas dúvidas e receios. Que nunca nos falte a coragem para olharmos para o horizonte com coragem e determinação. Aceda aqui.

  • 0

E a gente (pode) DEVE ser maior

Porque uma colega me enviou esta mensagem de esperança e de resistência, partilho-a com todos/as

 

"E a gente (pode) DEVE ser maior. Basta que a gente queira.

E querer não é poder, como as pessoas dizem por aí. QUERER É FAZER. E fazer não é nada fácil. Existem momentos na vida em que a gente precisa ser mais forte do que acha que pode, mais inteligente do que acha que é e mais nobre do que acha que consegue. E como é que a gente consegue? Querendo. E quando a gente quer demais uma coisa, a gente é capaz de feitos que a nossa mente nem consegue conceber. A gente mata um leão por dia. A gente acaba esquecendo das poças d’água, canalizando toda a nossa força para o embate inevitável com os predadores que a vida coloca na nossa frente. E são muitos".

                                                                                                                                                                                                                                                                Lucas Silveira

  • 0

ESCLARECIMENTO - Inscrições para as Provas de Aferição e para as Provas Finais do ensino básico 2019-20

jne

 

ESCLARECIMENTO    

Em virtude da suspensão das atividades letivas presenciais decretadas pelo Governo no período de 16 de março a 13 de abril, e estando a decorrer o prazo para as inscrições para as provas e exames dos ensinos básico e secundário, alguns Encarregados de Educação, contactaram a escola no sentido de se informarem sobre se os seus educandos têm ou não de se inscrever para as Provas de Aferição ou para as Provas Finais.

Assim, de acordo com o Despacho Normativo N.º3-A/2020 de 5 de março, que estebelece o regulamento das Provas de Avaliação externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário, no que se refere às inscrições, importa esclarecer o seguinte: 

 

            

1.º — Os alunos que realizam Provas de Aferição (2º ano, 5º ano e 8º ano) não necessitam de efetuar qualquer inscrição.  Apenas deverão fazer a inscrição os alunos de ensino individual ou de ensino doméstico conforme prevê o Ponto 1 do art.º 6.º do normativo.

 

2.º — Os alunos que frequentam o 9º ano do ensino básico geral (internos), realizam Provas Finais do 3º Ciclo.  Estes,  também não necessitam de efetuar inscrição para a 1ª Fase das Provas Finais de Português e Matemática,desde que tenham frequentado atá ao final do ano letivo e reunam as condições de admissão previstas nos Ponto 1 e 2 alíneas a), b), c) e d) do art.º 13.º do normativo.

 

 

 

 

 

 

 

 

          

A todos os atores educativos: uma mensagem de esperança

Ex.º Docentes e Não Docentes

Ex.º Alunos

Ex.º Pais/Encarregados de Educação

Comunidade em geral,

Vivemos tempos conturbados e de incertezas. As aulas foram suspensas e o país está suspenso. A Covid-19 alterou as nossas rotinas, implica mudanças de comportamento… o mundo nunca mais voltará a ser o que era! Contudo, quero deixar-vos uma palavra de esperança, que não nos podemos deixar vencer pelo medo, mas que, mais do que nunca, devemos conjugar esforços para ultrapassarmos este momento difícil!

A vida é isto mesmo, feita de inconstâncias, mas continua a ser BELA! Novas oportunidades surgirão e um Homem Novo renascerá!

Que todos nós possamos sair mais fortalecidos destes momentos adversos para a Humanidade, na certeza que, brevemente, todos estaremos juntos, pois a Escola é a nossa grande família.

Após a tempestade, surgirá a tranquilidade da suavidade de um mar cristalino e a sua brisa sussurrará aos nossos ouvidos: todos juntos, somos mais fortes!

Um abraço cheio de esperanças renovadas!

O Diretor,

José Carlos Maciel Pires de Lima

  • 0

Provas e exames dos ensinos básico e secundário 2019-20 - orientações para o processo de inscrições

jne

Na sequência da suspensão das atividades letivas presenciais decretadas pelo Governo no período de 16 de março a 13 de abril, e estando a decorrer o prazo para as inscrições para as provas e exames dos ensinos básico e secundário, o Júri Nacional de Exames emitiu algumas orientações para a realização dessas mesmas inscrições, as quais podem ser consultadas aqui.


NOTA: As datas de inscrição para as provas e exames dos ensinos básico e secundário para os alunos que se encontram nas situações previstas nos artigos 12.º e 14.º foram prorrogadas até ao dia 3 de abril (*)

         (*) ESCLARECIMENTODe acordo com o Despacho Normativo N.º3-A/2020 de 5 de março 2020, que estabelece o regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário, convém ter em conta o seguinte: 

 

             Artigo 12.º

Condições de admissão às Provas de Equivalência à Frequência dos 1º e 2º Ciclos 

1 — Os alunos autopropostos, identificados no quadro I, que se encontrem matriculados no ensino individual ou no ensino doméstico ou que estejam fora da escolaridade obrigatória, realizam, obrigatoriamente, na 1.ª fase, as provas de equivalência à frequência nas disciplinas constantes nas tabelas A ou B do quadro V.

2 — Realizam ainda obrigatoriamente na 1.ª fase as provas de equivalência à frequência:

      a) Nas disciplinas em que obtiveram classificação inferior a nível 3 ou, no caso do 1.º ciclo, menção Insuficiente, os alunos autopropostos dos 4.º e 6.º anos que completem, respetivamente, 14 e 16 anos até ao final do ano escolar, e não tenham obtido aprovação na avaliação interna final;

      b) Em todas as disciplinas mencionadas nas tabelas A ou B do quadro V, os alunos autopropostos dos 4.º e 6.º anos que completem respetivamente, 14 e 16 anos e tenham ficado retidos por faltas.

(...)

 

              Artigo 14.º

Condições de admissão às Provas de Equivalência à Frequência dos 3º Ciclo 

1 — Os alunos autopropostos do 9.º ano de escolaridade que se encontrem matriculados no ensino individual ou no ensino doméstico e os que estejam fora da escolaridade obrigatória, nas condições estabelecidas no quadro I, realizam, obrigatoriamente, na 1.ª fase, as provas finais de Português e de Matemática e as provas de equivalência à frequência em todas as disciplinas que constam da tabela C do quadro V, à exceção da disciplina de Educação Física. 

2 — Os alunos referidos no número anterior realizam, na 2.ª fase, as provas finais e ou as provas de equivalência à frequência em disciplinas com classificação final inferior a nível 3, podendo realizar apenas as provas finais e ou provas de equivalência à frequência que lhes permitam reunir as condições de aprovação estabelecidas para o final de ciclo. 

3 — Os alunos autopropostos do 9.º ano de escolaridade que não reúnam condições de admissão como alunos internos para as provas finais realizam, na 1.ª fase, as provas de equivalência à frequência nas disciplinas com classificação final inferior a nível 3 e, na 2.ª fase, obrigatoriamente as provas finais e provas de equivalência à frequência, nos termos do número seguinte. 

4 — Na 2.ª fase, os alunos mencionados no número anterior podem optar por realizar apenas as provas de equivalência à frequência de disciplinas com classificação inferior a nível 3 que lhes permitam reunir as condições de aprovação estabelecidas para o final de ciclo. 

5 — Os alunos autopropostos do 9.º ano de escolaridade que não reúnam condições de aprovação após terem realizado provas finais na 1.ª fase, na qualidade de alunos internos, realizam, na 2.ª fase, as provas finais e ou as provas de equivalência à frequência nas disciplinas com classificação final inferior a nível 3, podendo optar por realizar apenas as provas finais e ou provas de equivalência à frequência que lhes permitam reunir as condições de aprovação estabelecidas para o final de ciclo. 

6 — Os alunos autopropostos do 9.º ano de escolaridade retidos por faltas realizam, obrigatoriamente, na 1.ª fase, as provas de equivalência à frequência em todas as disciplinas da matriz curricular do 9.º ano de escolaridade, constantes da tabela C do quadro V, e, na 2.ª fase, obrigatoriamente as provas finais e provas de equivalência à frequência, nos termos do número seguinte. 

7 — Na 2.ª fase, os alunos mencionados no número anterior podem optar por realizar apenas as provas de equivalência à frequência de disciplinas com classificação inferior a nível 3 que lhes permitam reunir as condições de aprovação estabelecidas para o final de ciclo. 

(...)

 

O correio eletrónico disponibilizado pela escola para a entrega dos boletins da EMEC é o seguinte:   Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Assinar este feed RSS

7°C

Viana do Castelo

Principalmente Limpo

Humidade: 93%

Vento: 8.05 km/h

  • 03 Jan 2019 12°C 5°C
  • 04 Jan 2019 13°C 5°C

banner bottom2

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao prosseguir pressupomos que aceita a sua utilização.