banner top

Log in

Atualizado 5:42 PM UTC, Jul 10, 2020

NOTÍCIAS

Projeto LetrArte

O Projeto LetrArte deu continuidade aos seus desígnios, uma vez que alguns alunos que o frequentam continuaram os seus ensaios, através da Plataforma MS Teams, sob orientação das professoras responsáveis. Na impossibilidade de ser exibida presencialmente a dramatização de uma adaptação do conto de Sophia de Mello Breyner Andresen “A História da Gata Borralheira”, apresentamos uma gravação feita através da referida plataforma.

Reconhecemos o empenho e entusiasmo dos alunos: Carolina Oliveira, Matilde Afonso, Pedro Roque, Uriel Santos, Émilie Chantareau e Érica Dias.

          Gravação da dramatização.

  • 0

renovações de matrícula passam, a partir do dia de hoje, a processar-se de forma automática

Ex.º Pais/Encarregados de Educação,

 

Por forma a tornar mais ágil o processo de matrículas, informo V. Exa. que as renovações de matrícula (2.º, 3.º, 4.º, 6.º, 8.º, 9.º, 11.º, 12.º) passam, a partir do dia de hoje, a processar-se de forma automática, nos mesmos termos em que acontecia no ano letivo transato, com exceção de transferências de estabelecimento.Para os alunos cujos Encarregados de Educação tenham já procedido a submissão de renovação no Portal das Matrículas, não são necessárias mais diligências, uma vez que os AE/ENA já dispõem de toda a informação e o processo está completo

Oportunamente, serão dadas mais informações relativas aos restantes procedimentos

Todos os anos de início de ciclo, bem como as transferências, têm obrigatoriamente de continuar a tramitar no Portal das Matrículas.

O Diretor,

José Carlos Maciel Pires de Lima

  • 0

Publicação das pautas de Avaliação

Ex.º Encarregado de Educação,
 
Comunico que já foram afixadas as pautas e publicadas as avaliações no GIAE, relativas aos 5.º, 6.º , 7 e 8.º anos..
 
NOTA:
 

Artigo 25.º

Revisão das decisões

1 - As decisões decorrentes da avaliação das aprendizagens de um aluno no 3.º período de um ano letivo podem ser objeto de um pedido de revisão, dirigido pelo respetivo encarregado de educação ao diretor da escola no prazo de três dias úteis a contar da data de entrega das fichas de registo de avaliação no 1.º ciclo ou da afixação das pautas nos 2.º e 3.º ciclos.

                                                                                                                                                                                                                                  Despacho Normativo n.º 1-F/2016

 

  • 0

Projeto School4all, nas Escolas do 1.º Ciclo

No âmbito do Projeto School4all, dinamizado pela Câmara Municipal em articulação com a Academia de Música de Viana do Castelo, elaboramos um pequeno vídeo do trabalho efetuado na área de Educação Musical nas escola do 1.º ciclo do nosso Agrupamento.
Este vídeo tem como finalidade mostrar à comunidade educativa, e público em geral, o trabalho desenvolvido durante os três anos do projeto.
 
Segue o link do vídeo
 
  • 0

Projeto Música no Pré-Escolar

Partilhamos um vídeo demonstrativo de uma parte do trabalho realizado nas aulas de expressão musical no pré-escolar, no ano letivo 2019/2020, nomeadamente com momentos em que as crianças tiveram uma exposição pública (cantata de natal), do trabalho realizado a partir de casa em época de confinamento e de aulas presenciais. Esta atividade acontece em articulação com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, no âmbito de uma parceria com a Escola de Música de Viana do Castelo.
 
 
 
  • 0

Projeto no âmbito da iniciativa A Maior Lição do Mundo 2019-2020

A Turma do 1.º ano, turma A, da Escola Básica da Igreja,  foi vencedora de 1 dos 4 projetos selecionados no 1.º e 2.º Ciclos do  Ensino Básico ( do 1.º ao 6.º ano) a nível nacional. Um prémio mais que merecido por todo o esforço, empenho e dedicação dos alunos, professora e Encarregados de Educação.
Transcrevo o texto recebido e enviado pela UNICEF:

Cara Professora Elisabete Flores,

Gostaríamos de agradecer, antes de mais, o vosso interesse no trabalho da UNICEF e todo o esforço dedicado ao projeto no âmbito da iniciativa A Maior Lição do Mundo 2019-2020.

Como é do seu conhecimento, a UNICEF Portugal e a Direção-Geral da Educação comprometeram-se a apresentar os projetos selecionados num livro digital oficial da iniciativa, a colocação do mesmo no website da AMLM e a divulgação nas plataformas das entidades promotoras, nomeadamente do Comité Português para a UNICEF e da Direção-Geral da Educação. 

Envio o link de acesso ao site da iniciativa, dos trabalhos selecionados na iniciativa A Maior Lição do Mundo 2019-2020 , que integra o trabalho das crianças da EB 1 da Igreja  - https://maiorlicao.unicef.pt/ ou o link de acesso direto ao livro - https://www.unicef.pt/media/2963/livro_amlm_2020.pdf

À semelhança de anos anteriores, a iniciativa A Maior Lição do Mundo, terá edição no próximo ano letivo 2020-2021. Desta forma, contamos com a vossa participação e informamos que assim que os recursos pedagógicos forem disponibilizados entraremos em contacto.

Com os melhores cumprimentos.

Leonor Costa
Child Rights Education Officer
Tel: +351 21 317 75 00

 

UNICEF Portugal

Av. António Augusto Aguiar, 21 - 3º Esq., 1069-115 Lisboa, Portugal
Siga-nos no/ Follow us on FacebookTwitterYouTube & www.unicef.pt

  • 0

Suspensão da entrega de manuais escolares

Ex.º pais/Encarregados de Educação,

 

Face à aprovação, em reunião plenária pela Assembleia da República, da medida de suspensão do circuito de reutilização dos manuais escolares, no contexto da aprovação em votação final  do OE suplementar, os a recolha de manuais escolares encontra-se suspensa. Os Agrupamentos, como é o caso do nosso, que já iniciaram a recolha deverão planear a sua devolução, faseadamente e de acordo com as condições concretas de cada comunidade escolar, até data anterior ao início das atividades letivas de 2020/2021. Caso as famílias que já entregaram os manuais assim o entendam, deve ser dada a oportunidade destes ficarem à guarda do Agrupamento até ao início do ano letivo, para depois serem utilizados, pelos seus educandos, nas semanas de recuperação.

 

Com os melhores cumprimentos,

O Diretor,

José Carlos Maciel Pires de Lima

  • 0

Escola da Igreja, Meadela - 1.º Ano, Turma B

"Chegámos ao fim de uma etapa um pouco atribulada, por força das circunstâncias. Conseguimos vivenciar a teimosia, a renitência, o “esticar da corda” … a falta de paciência e o cansaço da professora… Depois, já todos adaptados uns aos outros, ávidos de adquirir novos saberes, surgiu a pandemia…ficámos em casa! Primeiro, adorámos e depois já não achámos muito interessante estar em casa e ter de trabalhar, não entendíamos muito bem! Foi um enorme desafio para todos: pais, alunos, professora… mantivemo-nos sempre unidos, remando todos na mesma direção. Um bem-haja muito especial aos meus alunos, aos pais, aos familiares… a todos que nos acompanharam e sempre nos apoiaram nesta difícil tarefa do E@D... Partilho um pequeno vídeo, com alguns dos diferentes trabalhos realizados durante este período…simboliza o trabalho de todos e de cada um dos alunos! Em setembro, cá estaremos para “fazer o que ainda não foi feito”!

# JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!

A professora,

Maria da Conceição Gama        

  • 0

Portal das Matrículas e carregamento dos RTP

Ex.º  pais/Encarregados deEducação,
 
De forma a agilizarmos e facilitarmos todo o processo de matrículas, a Coordenadora de EMAEI vai passar uma declaração a todos os alunos com RTP que continuam a frequentar o nosso Agrupamento. Essa declaração vai ser enviada, por nós, a todos os Encarregados de Educação para que a possam carregar, no ato da matrícula, no Portal das Matrículas.
Assim, devem aguardar por esta declaração e, no ato da matrícula, devem-na carregar no local próprio.
Todos os pais/Encarregados de Educação que já procederam ao ato da matrícula sem procederem ao carregamento desta declaração, devem solicitar, via correio eletrónico do referido Portal, para que lhes seja aberta a aplicação e assim procederem ao carregamento da citada declaração.
 
 
Com os melhores cumprimentos,
 
O Diretor,
 
José Carlos Maciel Pires de Lima
  • 0

Projeto Padrinhos

Este ano, foi a vez dos alunos de uma turma do 9.º ano, ao longo do ano letivo, acompanharem e apoiarem os alunos do 5.º ano, recém-chegados à Escola. Esse acompanhamento concretiza-se, especialmente, nos intervalos, nas festas, na promoção e dinamização de jogos, no sentido da sua efetiva integração. Acompanham–nos também na cantina e ajudam a manter a ordem. Sempre que os alunos mais novos se deparam com alguma dificuldade ou constrangimento, procuram os seus “padrinhos/protetores”.

Para além dos alunos mais novos, semanalmente, os Padrinhos deslocam-se ao Centro de Apoio à Aprendizagem Sala Especializada para apoiar os alunos na realização de trabalhos de Expressão Plástica, ler-lhes contos, fazer dramatizações, cantar... 

  • 0

Circuito da Reutilização - Devolução dos Manuais Escolares: esclarecimentos

Ex.º Senhor/a Encarregado/a de Educação,

Venho, por este meio, dar-vos conhecimento de um esclarecimento, da responsabilidade do Delegado Regional de Educação, quanto à obrigatoriedade da entrega/devolução dos manuais escolares. Assim, de acordo com essa informação, mantém-se a obrigatoriedade da entrega dos manuais escolares nos Agrupamentos.

Com os melhores cumprimentos,

O Diretor,

José Carlos Maciel Pires de Lima

 

Exmo. (a) Senhor (a)

Diretor (a) / Presidente da CAP

Na sequência do email infra reproduzido sobre o assunto em título, informo V. Ex.ªs que até resultado da votação final do orçamento suplementar para 2020, mantêm-se as orientações já veiculadas no âmbito do Circuito da Reutilização/Devolução dos Manuais Escolares, em cumprimento do preceituado no Despacho 6352/2020, de 16 de junho.

Com os melhores cumprimentos,

Sérgio Afonso

Delegado Regional de Educação do Norte

 

 

  • 0

Afixação de Pautas do 9.º ano

Ex.º Encarregado de Educação,

Comunico que já se encontram afixadas, na Escola Sede, as Pautas de Avaliação do 9.º ano referentes ao 3.º período. As classificações dos V. educandos podem ser consultadas, também, no GIAE V5.

O Diretor,

José Carlos Maciel Pires de Lima

  • 0

Provas de Equivalência à Frequência (PEF) do Ensino Básico 2020

  1. Estas provas realizam-se quando, após a afixação das pautas de avaliação interna do final do 3º período, os alunos estejam nas condições de não aprovação no 9º ano, a saber: 
    a) Tenham obtido classificação inferior a nível 3, nas disciplinas de Portuguêsou PLNM ou PL2 e de Matemática;
    b) Tenham obtido classificação inferior a nível 3 em três ou mais disciplinas.
  2. Os alunos do 9º ano que, no final do ano letivo, não estejam em condições de aprovação,realizam na 1ª fase Provas de Equivalência à Frequência, PEF, a todas as disciplinas em que tem nível inferior a 3 (incluindo Português ou PLNM ou PL2 e Matemática) ou PEF apenas nas disciplinas que lhes permitam a conclusão de ciclo.
  3. São considerados alunos internos, para efeitos de admissão à 1.ª fase das PEF do ensino básico,os alunos que frequentam até ao final do ano letivo o ensino básico geral e os cursos artísticos especializados.
  4. São consideradosalunos autopropostos para efeitos de admissão às PEF os alunos que frequentem o 9.º ano de escolaridade e tenham ficado retidos por faltas, de acordo com a Lei n.º 51/2012, de 5 de setembro.
  5. Os alunos autopropostos realizam obrigatoriamente a componente de interação e produção orais nas disciplinas de Português /PLNM e Línguas Estrangeiras I e II.

Inscrições nas Provas de Equivalência à Frequência– de acordo com o quadro I do Despacho Normativo n.º3-A/2020, de 5 de março, nos dois dias  após a afixação das pautas de avaliação sumativa interna.

             

Calendário da 1.ª FASE das Provas de Equivalência à Frequência 2020

Captura de ecrã 2020 06 30 às 12.09.11

Link para  consultar a legislação sobre provas 2020  

Instruções para o preenchimento do boletim editável de inscrição nas PEF

Boletim editável de inscrição nas PEF para descarregar

 

Assinar este feed RSS

7°C

Viana do Castelo

Principalmente Limpo

Humidade: 93%

Vento: 8.05 km/h

  • 03 Jan 2019 12°C 5°C
  • 04 Jan 2019 13°C 5°C

banner bottom2

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao prosseguir pressupomos que aceita a sua utilização.