banner top

Log in

Atualizado 6:30 PM UTC, Mar 1, 2021

NOTÍCIAS

Comunicado - cheque dentista

Dada a situação atual de pandemia, a Equipa do Projeto de Educação para a Saúde (PES), vem por este meio informar que, já foram feitas várias diligencias, no sentido de obter um esclarecimento sobre o Programa Nacional de Promoção de Saúde Oral / Cheque dentista para este ano em curso. 

As listagens já foram enviadas atempadamente, pedimos que os mesmos nos fossem enviados em formato digital para os podermos encaminhar para os respetivos encarregados de educação, mas até à data não houve uma resposta. Logo que, este assunto esteja solucionado, a escola entrará em contacto com todos os encarregados de educação visados. 

  • 0

Novo projeto Tetrapak : constrói um ecoponto amarelo

Informamos que está a decorrer um novo desafio Tetrapak.

Principais Objetivos:
- (in)formar sobre a importância da correta deposição das embalagens Tetrapak
- (in)formar sobre a importância da reciclagem como o 3ºR
- (in)formar sobre o significado do selo FSC
- construir ecopontos que possam ser utilizados na escola (ou em casa...)
- reutilizar materiais

Síntese:

A nova atividade “Constrói o teu Ecoponto Amarelo e Recicla” surge no âmbito de uma parceria com a Tetrapak e a Compal, onde as escolas são desafiadas a construir Ecopontos Amarelos com cartão, utilizando algumas destas embalagens com o selo FSC.
Podem ser utilizados materiais complementares como colas, tintas, cordéis, arame e outros (preferencialmente reutilizados).
 
Cada escola pode submeter na plataforma Eco-Escolas:
  •  até 3 Ecopontos Amarelos, com uma altura mínima de 40 cm. No caso de participarem com 3 trabalhos, estes têm de ser diferentes entre si , nomeadamente na forma.
  • Devem também pensar numa frase que apele ao correto encaminhamento e separação de embalagens.
 
​A quem se destina
Neste desafio podem participar todas as escolas da rede Eco-Escolas de todos os graus de ensino, divididas em 2 escalões:
  • escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
  • escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive).
 
Datas
As inscrições decorrem até 31 de março e a submissão dos trabalhos até 30 de maio.
 
Prémios
O prémio a atribuir às 6 escolas distinguidas será de 250€, que deverão ser aplicados em materiais para tornar a escola mais sustentável.
 
Inscreva-se  em: https://ecoescolas.abae.pt/plataforma.
Plataforma Eco-Escolas (Separador “Atividades”).
  • 0

Acesso indevido às aulas síncronas

Ex.º alunos, pais e Encarregados de Educação,
 
Tendo conhecimento que alguns alunos estão a fornecer os links de acesso às aulas síncronas, causando muitos constrangimentos ao normal funcionamento das mesmas, lembro que tal significa uma infração disciplinar muito grave, estando os alunos sujeitos aos correspondentes processos disciplinares de instauração imediata.
Assim, os alunos não devem partilhar com terceiros (amigos e outros) a sua palavra-passe nem os links das aulas pela aplicação Microsoft Teams.
 
Com os melhores cumprimentos,
 
O Diretor,
 
José Carlos Maciel Pires de Lima 
  • 0

Plano de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário

Ex.º Senhores Educadores/Professores,

Ex.º Pais e Encarregados de Educação,

 

O nosso  Agrupamento, no presente ano letivo, apresentou uma candidatura ao Plano de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário, que decorreu em agosto de 2020, com  medidas de intervenção socioeducativa à EM-PNPSE. Neste âmbito, fomos contemplados com mais uma Psicóloga, Dr.ª Paula Lima uma Técnica de de Serviço Social, Dr.ª Alcinda Ribeiro. 

A Escola, como um dos principais equipamentos sociais, tem sido desafiada, quotidianamente, em articular o conhecimento que é trabalhado no contexto escolar com a realidade social do aluno, ou seja, os seus problemas e as necessidades sociais. Neste sentido, torna-se essencial e fundamental que a escola comece a conhecer a realidade social dos seus alunos, podendo também encurtar a distância que a separa do universo familiar.

Assim, a inserção do Serviço Social na escola, deve contribuir com ações que tornem a educação como uma prática de inclusão social, de formação da cidadania e emancipação dos sujeitos sociais. Ambos, tanto a Escola como o Serviço Social, trabalham diretamente com a educação, com a consciência, com a oportunidade de possibilitar as pessoas que se tornem conscientes e sujeitas de sua própria história.

Acedam, aqui, ao panfleto informativo do Serviço Social.

O Diretor,

José Carlos Maciel Pires de Lima

  • 0

Ensino Não Presencial

Ex.º Encarregados de Educação,

Devido ao estado pandémico que o nosso país atravessa, o Governo decretou um novo período de confinamento. Uma das medias, é o regresso ao E@D. Deste modo, os alunos do nosso agrupamento vão voltar à modalidade de ensino à distância, com aulas síncronas e assíncronas nos seus horários. Para que tudo corra bem, publicamos um documento, com uma série de orientações, que os alunos e as suas famílias devem ter em conta. Vamos conjugar energias para que este modelo de ensino seja também motivar de aprendizages significativas para os nossos alunos. Estamos convosco!

Acedam aqui ao documento.

O Diretor,

José Carlos Maciel Pires de Lima

  • 0

Comunicação aos Encarregados de Educação

Ex. Senhores Encarregados de Educação,
 
Como tem sido veiculado pelos meios de comunicação social, o Governo não fez chegar às Escolas os equipamentos informáticos necessários e a que se tinha comprometido.
Durante o decorrer desta semana, estivemos a inventariar as necessidades tecnológicas dos nossos alunos, que já são do conhecimento da autarquia. Também estamos a fazer uma gestão muito criteriosa dos equipamentos que temos na Escola, seguindo a seguinte prioridade: i) alunos escalonados sem computador; ii) alunos escalonados com apenas 1 computador e E.E em teletrabalho e/ou irmãos a estudarem; iii) alunos sem escalão e sem computador; iv) alunos sem escalão, com apenas 1 computador e E.E em teletrabalho e/ou irmãos a estudarem.
Lógico que nenhum aluno terá faltas na próxima semana. Perante a ausência de um aluno às aulas síncronas, os Diretores de Turma/Professores Titulares de Turma entrarão em contacto com os E.E. para saberem a razão daquela falta e tentaremos resolver o problema que a motivou, com a máxima brevidade.
Na segunda-feira, entraremos em contacto com os E.E. para começarmos a entregar os primeiros computadores.
 
Com os melhores cumprimentos,
 
O Diretor,
 
José Carlos Maciel Pires de Lima
  • 0

Novo desafio | Aqui há vida! – Dia Mundial das Zonas Húmidas

Novo desafio | Aqui há vida! – Dia Mundial das Zonas Húmidas
 
#HáVidaNasZonasHúmidas de 1 a 8 de fevereiro
 
#EcoEscolasFicaEmCasa
 
 
 
No âmbito do Dia Mundial das Zonas Húmidas, que se comemora a 2 de fevereiro, o Programa Eco-Escolas convida todos os alunos e respetivas famílias a celebrar este dia e a promover a sensibilização de todos para a importância destes ecossistemas.
 

O desafio que se propõe é simples:
Desenha a biodiversidade que habita nas diferentes zonas húmidas. O desenho é livre, pode ser de apenas uma espécie ou uma junção de várias.
Dá asas á tua imaginação!
Partilha o teu desenho através das redes sociais (facebook, instagram), usando o hashtag #HáVidaNasZonasHúmidas
Podem participar no desafio entre os dias 1 e 8 de fevereiro.
 
 
Este dia é celebrado anualmente com o objetivo de aumentar a consciência global acerca do papel vital das zonas húmidas para a humanidade e para o planeta.
O tema deste ano dá relevo às zonas húmidas como uma fonte de água potável, encorajando ações que contribuam para o seu restauro e impeçam a sua destruição. Enfrentamos uma crise hídrica crescente que ameaça a população e o planeta, sendo que usamos mais água potável do que a natureza pode repôr e estamos a destruir os ecossistemas de zonas húmidas dos quais a água e a vida mais dependem.
 
Zonas húmidas são áreas inundadas ou alagadas com água, podendo ser permanentes ou sazonais. Nas zonas húmidas incluem-se os pântanos, charcos, lagos, rios e pauis. As zonas húmidas costeiras incluem os estuários com os seus sapais e vasas, mangais, sistemas lagunares e até recifes de coral. Viveiros de peixes, arrozais, salinas constituem zonas húmidas criadas pelas populações.

Mais informações sobre Zonas Húmidas aqui.
 
 
Serão premiados os melhores trabalhos que sejam submetidos na plataforma
Eco-Escolas. Cada escola poderá submeter até 20 trabalhos.
 
  • 0
Assinar este feed RSS

7°C

Viana do Castelo

Principalmente Limpo

Humidade: 93%

Vento: 8.05 km/h

  • 03 Jan 2019 12°C 5°C
  • 04 Jan 2019 13°C 5°C

banner bottom2

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao prosseguir pressupomos que aceita a sua utilização.