banner top

Log in

NOTÍCIAS

Informação aos pais/E.E. - atividades de início de ano letivo

Ex.º Pais/Encarregados de Educação,

Divulgamos a calendarização das atividades de início do ano letivo 2019/2020. Aceda à calendarização aqui.

 Escola é

 ... o lugar que se faz amigos.

Não se trata só de prédios, salas, quadros,
Programas, horários, conceitos...
Escola é sobretudo, gente
Gente que trabalha, que estuda
Que alegra, se conhece, se estima.

O Diretor é gente,
O coordenador é gente,
O professor é gente,
O aluno é gente,
Cada funcionário é gente.

E a escola será cada vez melhor
Na medida em que cada um se comporte
Como colega, amigo, irmão.
Nada de “ilha cercada de gente por todos os lados”
Nada de conviver com as pessoas e depois,
Descobrir que não tem amizade a ninguém.
Nada de ser como tijolo que forma a parede, Indiferente, frio, só.

Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,
É também criar laços de amizade, É criar ambiente de camaradagem,
É conviver, é se “amarrar nela”!

Ora é lógico...
Numa escola assim vai ser fácil!Estudar, trabalhar, crescer,

Fazer amigos, educar-se, ser feliz.
É por aqui que podemos começar a melhorar o mundo.

(Paulo Freire)

 

  • 0

Campanha Mochila Leve

Consciente de que o peso das mochilas transportadas diariamente, a par da sua utilização inadequada, pode contribuir para a diminuição do bem-estar dos alunos, e atendendo às recomendações da Assembleia da República, o Ministério da Educação decidiu avançar com uma campanha de sensibilização dirigida a alunos, encarregados de educação, professores e diretores.
A campanha “Mochila Leve”, já disponível na Plataforma Mega (https://manuaisescolares.pt/mochilaleve) , configura-se assim como um importante instrumento de sensibilização e prevenção,  isponibilizando cerca de duas dezenas de recomendações para todos aqueles que podem fazer a diferença através da sua ação, contribuindo para o alívio do peso das mochilas.
Esta campanha surge na sequência de um conjunto de outras medidas, continuadas e concertadas, já adotadas pelo Ministério da Educação na procura de uma solução para esta questão.
Assim, divulgamos, junto dos pais/Encarregados de Educação, esta campanha cujos folhetos estão disponíveis para download no Portal MEGA, no endereço que identifica a campanhada campanha: Brochura Geral : https://manuaisescolares.pt/Content/pdf/MLEVE_Geral_vs03.pdf  e a Brochura para Alunos e Encarregados,de Educação: https://manuaisescolares.pt/Content/pdf/ML_AlunosEncEducacao_vsRev_vs03.pdf

 

  • 0

Resíduos Sólidos Urbanos

     No dia 11 de julho, decorreu na Escola Básica da Abelheira, uma ação de sensibilização dirigida aos assistentes operacionais das escolas do Agrupamento, sobre a triagem e valorização dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) e a importância destes comportamentos para a sustentabilidade ambiental.

    Nesta ação, que integrou o Plano de Ação do Programa Eco-Escolas, estiveram presentes 41 assistentes operacionais e para a sua dinamização contamos com a colaboração da Empresa RESULIMA, na pessoa de Joana Cunha.

A coordenadora Eco-Escolas,

Eugénia Alves

 

IMG 20190711 101302 min

  • 0

Bolsas de Mérito

Publicamos o aviso relativo à candidatura às Bolsas de Mérito para o Ensino Secundário. Estas Bolsas destinam-se aos alunos que, no presente ano letivo, concluiram o 9.º ano de escolaridade. Aceda aqui ao AVISO.

  • 0

GET UP AND GOALS!

“GET UP AND GOALS! Global education time: na international network of learning and active schools for SDGs", é um projeto financiado pela Comissão Europeia e pretende apoiar as escolas com formação e recursos educativos para a integração das questões da ED/ECG no currículo e na sua visão do mundo. Este projeto envolve 12 países Europeus e foi desenvolvido, implementado e monitorizado no agrupamento pelas professoras Ana Lima (2.º ciclo) e Sónia Pinheiro (1.º Ciclo).

No decurso deste projeto diferentes alunos desde o 1.º ao 2.º ciclo de escolaridade do Agrupamento de Escolas da Abelheira, puderam participar e desenvolver no âmbito da Educação para o Desenvolvimento e Educação para a Cidadania Global atividades que tiveram como missão preparar os alunos para se tornarem cidadãos participativos e humanistas, podendo exercer nas suas ações futuras uma conduta cívica que privilegie a igualdade nas relações interpessoais, a integração e aceitação da diferença, o respeito pelos Direitos Humanos e a valorização de valores de cidadania global, numa perspetiva de consciencialização para as desigualdades e para os problemas do desenvolvimento e globalização.

Este ano letivo foram desenvolvidas e aplicadas atividades relativas aos temas: ODS 2030-Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, tendo-se focado no tema Migrações e Alterações Climáticas, quase na sua generalidade realizadas em grupo de alunos a partir de uma aprendizagem social “vivenciada” e dinâmica, com recurso a material diverso, colorido, manipulável e digital, com os quais os alunos puderam realizar trabalhos transversais ao currículo de exploração e criação diversificados.

Nestas atividades esteve abrangido um Flash MOB, sob o tema “Inclusão”, que decorreu no dia 21 de março, Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, em que os alunos do 4.º ano da EB Igreja e do 6.º G da escola sede, em uníssono, num total de cerca 500 crianças e jovens de diferentes agrupamentos de escolas, na Praça da República, cantaram e realizaram uma coreografia apelando à necessidade de inclusão e acolhimento de todos apesar das diferenças culturais, étnicas, religiosas ou sociais.

 

colagem minColagem1 min

  • 0

Concurso Externo Professor Bibliotecário - Candidato Selecionado

Nos termos do disposto na Portaria n.º 192-A/2005, de 29 de junho de 2015, torna-se público que se encontra aberto a candidatura para o Procedimento Externo de Designação de 1 (um) Professor Bibliotecário do Agrupamento, pelo prazo de 05 dias úteis, a contar do dia seguinte ao da publicitação deste Aviso na página eletrónica do Agrupamento (www.escolasabelheira.com), afixação na Escola Sede do Agrupamento (Escola Básica da Abelheira, Viana do Castelo) e na página eletrónica da DGAE. Data de início do procedimento externo: 27.06.2019. Aceda aqui a:

i) Aviso de Abertura.

ii) Minuta de declaração de interesse/requerimento de admissão.

iii) Graduação dos candidatos e candidato selecionado.

  • Publicado em CONCURSOS
  • Ler: 312 vezes

Projeto LetrArte

       No passado dia 7 de junho, 6ª feira, tivemos o prazer de receber a visita de dois grupos de idosos dos Lares, Centro de Dia Berço e da Nossa Senhora da Caridade, para assistir a um momento cultural promovido pelos dinamizadores do Projeto LetrArte.
       Os alunos presentearam os convidados com momentos de humor, poesia, dança, dramatizações, alternando com momentos de interação e partilha de experiências entre ambos.
      Esta atividade contribuiu para estreitar laços de afeto e de proximidade com os idosos, sensibilizando os mais jovens para a importância de valorizar os saberes e a experiência daqueles que ainda têm muito para partilhar.

 

Projeto LetrArte min

  • 0

Apontamento Musical

        A escola é um espaço privilegiado para criar ambientes estimulantes e ricos para o crescimento adequado de cada aluno. No dia 12 de junho, às 15.00 horas, no átrio dos alunos da escola sede, através da simplicidade da apresentação de um momento musical, expressou-se aquele verdadeiro sentido de Escola. Foi ainda apreendido um real exemplo de inclusão, percecionado com a união contagiante das turmas D e E do quinto ano e os alunos do Atelier.

        Encerramos, mais uma vez e deste modo, o ano letivo de uma forma muito positiva, com alegria, emoção e felicidade.

 Professora: Manuela Marques

 

                                                                Musica min

Veja o Video aqui

  • 0

DEVOLUÇÃO DE MANUAIS

"Informações sobre os procedimentos a adotar para a devolução de manuais fornecidos ao abrigo do programa MEGA”. Consulte o documento aqui

  • 0

A Equipa de Voleibol, Consagrou-se Campeã Distrital 2018-2019

A equipa de Voleibol, Infantis B (sub-13) do Desporto Escolar consagrou-se campeã distrital 2018/2019.

 A equipa constituída pelas alunas: Mariana Moreira, Ana Miguel Martins, Maria Miguel Rigor, Lara Meira, Diana Rego, Maria Carlota Amaral, Alice Vitorino, Eva Rigor, Ana Jorge Costa, Marta Cardona Ferreira, Sara Meira, Joana Solé, Juliana Morais e Leonor Ramos, classificou-se em primeiro lugar sem ter sofrido qualquer derrota.

Parabéns às jogadoras

                                                                                                                                                                                                                          A professora: Elisabete Rodrigues

  • 0

A equipa de Ténis de Mesa, Consagrou-se Vice-Campeã Distrital 2018-2019

A equipa de Ténis de Mesa, Infantis B (sub-13) do Desporto Escolar consagrou-se vice-campeã distrital 2018/2019.

Parabéns a todos os atletas

                                                                                                                                A professora: Teresa Freixo

 

  • 0
Assinar este feed RSS

7°C

Viana do Castelo

Principalmente Limpo

Humidade: 93%

Vento: 8.05 km/h

  • 03 Jan 2019 12°C 5°C
  • 04 Jan 2019 13°C 5°C

banner bottom2

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao prosseguir pressupomos que aceita a sua utilização.