banner top

Log in

Atualizado 3:43 PM WEST, Apr 16, 2024

maio 2018

II Bike TOUR DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA ABELHEIRA

Bike

O Agrupamento de Escolas da Abelheira pretende realizar, no próximo dia 15 de junho, um circuito em bicicleta pela Cidade de Viana do Castelo com cerca de 15km. Face ao interesse demonstrado pela comunidade escolar, contamos com uma adesão de aproximadamente 250 ciclistas entre os 9 e os 15 anos. Inscrevam-se!

- Percurso;

- Memória Descritiva;

- Regulamento;

- Autorização;

Link de inscrição:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScH1IYxqxdk1Dvk_HcUiAKh25aEZtdgmaxhM69HLgiCbOEalQ/viewform

 

 

 

NOTÍCIA DE DESPORTO ESCOLAR

PARABÉNS!

No âmbito do Desporto-Escolar, decorreu no dia 19 de maio de 2018, o 3.º encontro das Atividades Rítmicas e Expressivas com o grupo da Abelheira que obtive, nesta competição, um lugar para a Fase Regional que se irá realizar no Centro Cultural de Viana do Castelo, no dia 9 de junho. As nossas alunas revelaram atitude, força de vontade e estarão a representar Viana do Castelo na final regional. Estão todos convidados a fazer claque e assistir a um espectáculo de Dança que será único.

GRUPO DE ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS- ABELHEIRA           

Dança1.jpg

           A professora Responsável: Maria José Ribeiro

Biodiversidade e adaptações aos fatores abióticos

Nos dias 23 de abril , 2 e 10 de maio, os alunos das turmas A, B e G do 8.º ano da Escola Básica da Abelheira realizaram a terceira saída de campo à Praia Norte no contexto do projeto Escola da Natureza (Praia rochosa). Feita a contextualização teórica, as equipas de trabalho organizaram-se e começaram a preencher as respetivas fichas de campo. Desta feita, as equipas deslocaram-se para a zona intertidal. O objetivo era a recolha e identificação de espécies. Posteriormente, procedeu-se à análise das características observadas nos exemplares recolhidos a fim de compreender o modo como os organismos se organizam ao longo da praia, quais os fatores que determinam essa organização, que estratégias os organismos desenvolvem para melhor se adaptarem à vida nestes ambientes e de que forma se alimentam.

Introdução

Os fatores abióticos são os fatores físicos-químicos do meio como a temperatura, a água, a luz, a salinidade ou o vento que influenciam os seres vivos. Estes, apresentam diversas adaptações morfológicas, fisiológicas ou comportamentais que lhes permitem sobreviver aos seus efeitos.

O presente trabalho teve como objetivo inventariar organismos da zona intertidal da Praia Norte, identificá-los, compreender como se organizam ao longo da praia, perceber quais os fatores que determinam essa organização, bem como as estratégias que desenvolveram para melhor se adaptarem à vida neste ambiente e quais as suas fontes de alimento.

Metodologia

Três turmas da Escola Básica da Abelheira (8A, 8B e 8G) deslocaram-se à Praia Norte. Procedeu-se à caracterização do local, após o que as equipas se deslocaram à zona intertidal e, com material adequado, procederam à recolha e identificação de várias espécies com o auxílio de tabelas de identificação.

Resultados

Foram recolhidas e identificadas várias espécies (caranguejos, cracas, anémonas, lapas, búzios, camarões, quitons, algas verdes, algas vermelhas, bodelha..).

Discussão dos resultados

Analisados os seres vivos, identificaram-se as principais características adaptativas evidenciadas neste tipo de ambiente (pé adesivo, concha calcária, respiração pela pele, redução da área de exposição, refúgio em fendas, poças de maré ou face inferior das rochas, flexibilidade.

Conclusão

Os fatores abióticos são importantes na dinâmica dos ecossistemas e a sua alteração pode conduzir à evolução ou à extinção de espécies.

Galeria de fotos

BioBio 1Bio 3

BioBio 5Bio 7

Bio 8Bio 9Bio 10Bio 11

 

foto

descrição

1

Processo de identificação de espécies

2

Anelídeos / algas vermelhas

3

Quíton

4

Algas castanhas (bodelha) e algas verdes (alface do mar)

5

8.º B em trabalho (ficha de campo)

6

Ofiúro e cracas

7

8.º A em processo de pesquisa

8

Litorinas, cracas, algas verdes

9

Caranguejo

10

Anelídeo com esqueleto calcário, algas vermelhas, algas verdes, ascídeas

11

Tabuleiro de recolha de exemplares

12

8.º G em processo de recolha

13

Recolha de exemplares

 

 

Norma 02/JNE/2018 ‐ Instruções: Realização, classificação, reapreciação, reclamação, n.º 6.9

Para o efeito do cumprimento do n.º 6.9 da Norma 02/JNE/2018 ‐ Instruções: Realização, classificação, reapreciação, reclamação, comunico a necessidade dos alunos não serem portadores de telemóveis ou outro equipamento proibido, no dia de realização das provas, tendo em conta a possibilidade de, inadvertidamente, se esquecerem destes equipamentos na sua posse durante a realização das provas, o que, obrigatoriamente, implicará a sua anulação.

Adolescência - Gravidez - Afetos

No dia 3 de abril, na Biblioteca da Escola Básica da Abelheira, deu-se voz a uma temática muito perninente: "Adolescência - Gravidez - Afetos".

Grav

31790466 1994956010817794 2407350257697423360 n

Grav2

"Miúdos a Votos”

No dia 23 de abril, decorreu a eleição de “Miúdos a Votos” que pretendeu eleger os livros preferidos das crianças e jovens portugueses. Numa organização conjunta da Rede de Bibliotecas Escolares e da VISÃO Júnior, esta iniciativa conta ainda com o apoio da Comissão Nacional de Eleições, do Plano Nacional de Leitura 2027, da Pordata, da Rádio Miúdos e da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros.
No nosso agrupamento, a participação dos alunos, desde o 1.º ao 9.º ano de escolaridade, foi muito empenhada, quer no período de campanha eleitoral quer no dia da votação. 
A todos, professores e alunos, o nosso agradecimento e felicitações pelo civismo demonstrado neste ato eleitoral.MAV

MAV 1

MAV 2

MAV 3

MAV 5

25 de Abril na Escola

O Dia 25 de Abril foi comemorado na nossa escola com duas palestras dirigidas a alunos do 9.º ano de escolaridade. Tivemos o prazer de, no dia 17 de abril, ouvir dois protagonistas do 25 de Abril, o Cabo José Alves e o Furriel Manuel Correia da Silva, falar na primeira pessoa sobre este marco da história portuguesa. No dia 24 de abril foi a vez de outros intervenientes, João Hilário, João Lima e Mário Leitão, falarem das suas experiências relacionadas com esta data. Os dois primeiros na Guerra do Ultramar antes, durante e após o 25 de Abril de 1974 e o último convidado falou da sua experiência enquanto farmacêutico num quartel do continente.

25 1

 

25 225 3

Assinar este feed RSS

Viana do Castelo

banner bottom2

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao prosseguir pressupomos que aceita a sua utilização.