APP Caderneta do Aluno E360
INFORMAÇÃO AOS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO SOBRE MEIOS DE CONTACTO COM A ESCOLA
- O que passa com os meios de acesso a dados escolares de alunos pelas famílias?
O Agrupamento de Escolas da Abelheira iniciou, em setembro, o processo de transição tecnológico e operacional entre a plataforma utilizada até agora (netGIAE) e o novo sistema, centralizado e gerido pelo Ministério da Educação (E360).
O E360 centralizará todos os dados e histórico dos/as aluno/as ao longo de todo o percurso escolar.
A transição entre plataformas é sempre um processo muito complexo e, neste caso, também não foi diferente. Temos feito um esforço de minorar os danos da mudança, mas a dimensão do processo, que envolve dados múltiplos e sensíveis de milhares de pessoas, requer tempo e cuidados.
A migração de todos os dados biográficos dos/as alunos/as, professores/as, currículos, entre muitos outros dados e parametrizações, causou alguns constrangimentos, quer ao normal funcionamento da escola, quer às famílias.
A interação digital, que habitualmente tinham com a plataforma eletrónica em uso, foi também afetada pela supressão de algumas funcionalidades.
- Quais as diferenças principais entre o novo sistema e o anterior?
Ao contrário do netGIAE, em que o controlo operacional era realmente da escola, o E360 é um sistema centralizado a nível nacional (DGEEC - Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência).
Quando há erros e lapsos ou problemas de funcionamento, isso implica contacto, por vezes demorado, com a equipa central de gestão e apoio.
- Que funcionalidades do sistema anterior se mantêm?
A transição vai permitir que a plataformanetGIAEcontinue disponível para adquirirem as senhas da cantina e para a consulta dos consumos efetuados através do cartão do/a aluno/a no bufete, cantina, papelaria e reprografia da Escola Sede (e da cantina, no caso dos alunos da EB1 da Abelheira).
Mas existe uma APP Caderneta do aluno associada ao E360 que permite aceder a mais dados.
Esta APP só está disponível para escolas públicas, tuteladas pelo Ministério da Educação, que utilizam como programa de gestão de alunos, o sistema E360, disponibilizado pelo Ministério da Educação. Mas, no caso de o mesmo EE ter 2 ou mais educandos/as, até em escolas públicas diferentes, funciona para todos.
- Como aceder à nova APP caderneta do aluno?
O encarregado de educação só pode aceder ao E360 através da aplicação APP Caderneta do Aluno, disponível para telemóvel e tablet (Android ou IOS), descarregando na loja de aplicações Google Play em https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.caderneta.dgeec
ou na Apple Store em https://apps.apple.com/pt/app/caderneta-do-aluno/id1504292952
O acesso a esta APP é feito através da Chave Móvel Digital dos encarregados de educação ou dos alunos.
A escola não tem interferência neste processo e todo o sistema de registo e acesso está dependente do serviço de autenticação do Estado.
- Que dados podem ser consultados na nova APP Caderneta do aluno?
Com a entrada em funcionamento da plataforma E360, passam a ser disponibilizadas, através da APP Caderneta do Aluno (um dos projetos vencedores da edição de 2017 do Orçamento Participativo Jovem Portugal) as seguintes operações principais:
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
A APP permitirá também a justificação de faltas e a comunicação do EE com o Diretor de Turma, bem como a atualização de dados do registo biográfico.
- Onde posso encontrar outras informações sobre os passos a seguir para aceder à APP Caderneta do aluno?
Todas as informações sobre como criar a chave móvel digital e sua associação a um número de telemóvel podem ser consultadas em: www.autenticacao.gov.pt/a-chave-movel-digital
Qualquer questão sobre esta aplicação deve ser endereçada para oemail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..(a responsabilidade da resposta através deste endereço de correio eletrónico não compete à escola).
Chave Móvel Digital – Manual do utilizador
Caderneta do Aluno – Manual de Utilizador
Nesta fase, enquanto se aguarda que os Encarregados de Educação, adiram a esta aplicação, recomenda-se que seja usado, de preferência, o correio eletrónico ou mesmo a tradicional caderneta do aluno, em suporte de papel para a justificação de faltas e/ou comunicação com o Diretor de Turma.
- Publicado em NOTÍCIAS