Atualizado 11:18 PM WET, Mar 18, 2024

Gabinete de Psicologia / Orientação

Toda a intervenção psicológica se alicerça no facto de o indivíduo ser essencialmente um ser social e temporal, pelo que qualquer ação do psicólogo deve ser enquadrada nos sistemas ecológicos onde o alvo de intervenção está inserido, desde o mais restrito (ambiente quotidiano da família escola ou vizinhança), ao mais alargado (padrões culturais como ideologias, normas, crenças dominantes, preconceitos, …)Bronfenbrenner, 1979

O papel dos psicólogos é “ procurar conjugar recursos pessoais, sociais e ambientais disponíveis, de forma a ajudarem a construir condições mais favoráveis a uma melhor integração dos estudantes nas escolas, a uma realização escolar mais bem-sucedida, e a um fortalecimento das relações entre alunos, professores e pais.” (Silva e Marujo, 2005).
Por essa razão, o Serviço de Psicologia do Agrupamento de Escolas da Abelheira preconiza uma intervenção plural, salientando-se os seguintes objetivos:

1Apoiar alunos a desenvolverem competências e estratégias para melhoramento da realização escolar e das relações interpessoais

2Ajudar alunos a resolverem conflitos, problemas de aprendizagem e dificuldades de ajustamento psicológico.

3Promover competências de tomada de decisão perante escolhas de carreira.

4Contribuir para a construção e o reforço de relações e de colaborações entre alunos, pais, professores e outros serviços da comunidade no apoio ao bem-estar dos alunos.

5Envolver pais e professores e outros agentes educativos a promoverem a adaptação e a saúde mental dos alunos visados e a procurar alternativas para a resolução de problemas de aprendizagem e comportamento.

Pais e Encarregados de Educação, Professores e Alunos podem recorrer a este serviço, exigindo marcação prévia.
Segue em anexo o horário do Serviço de Psicologia, a Ficha de Sinalização para Acompanhamento e a Autorização Parental.

Coordenação GABINETE PSICOLOGIA > Dr.ª  Sofia Cunha Freitas

Mod. 1 SPO_Ficha de Encaminhamento - [PDF]