banner top

Log in

Atualizado 10:54 AM UTC, Mar 31, 2020

NOTÍCIAS

Reuniões de Avaliação: publicação das classificações

Por força do estado de emergência decretado em resultado da Pandemia COVID-19, não há lugar à afixação, nas Escolas, das pautas de avaliação respeitantes a este Segundo Período. Assim, os pais/Encarregados de Educação deverão consultas as classificações atribuídas aos seus educandos na plataforma eletrónica GIAE V5.

Os Registos Individuais serão enviados via correio eletrónico. Para os pais/Encarregados de Educação que não possuam recursos tecnológicos ou conta de correio eletrónico, estes registos serão remetidos via CTT.

Anexa-se a calendarização dos Conselhos de Turma de Avaliação. Se não surgir nenhum contratempo, as respetivas classificações serão lançadas na plataforma GIAE V5 no prazo de 48 horas após a realização de cada um dos Conselhos de Turma.

Aceda aqui à calendarização dos Conselhos de Turma.

O Diretor,

José Carlos Maciel Pires de Lima

  • 0

Comunicação aos pais/Encarregados de Educação

Após mais o aproximar do término de um período, deixamos breves palavra sobre o trabalho desenvolvido e a desenvolver nestes tempos de imensas dúvidas e receios. Que nunca nos falte a coragem para olharmos para o horizonte com coragem e determinação. Aceda aqui.

  • 0

E a gente (pode) DEVE ser maior

Porque uma colega me enviou esta mensagem de esperança e de resistência, partilho-a com todos/as

 

"E a gente (pode) DEVE ser maior. Basta que a gente queira.

E querer não é poder, como as pessoas dizem por aí. QUERER É FAZER. E fazer não é nada fácil. Existem momentos na vida em que a gente precisa ser mais forte do que acha que pode, mais inteligente do que acha que é e mais nobre do que acha que consegue. E como é que a gente consegue? Querendo. E quando a gente quer demais uma coisa, a gente é capaz de feitos que a nossa mente nem consegue conceber. A gente mata um leão por dia. A gente acaba esquecendo das poças d’água, canalizando toda a nossa força para o embate inevitável com os predadores que a vida coloca na nossa frente. E são muitos".

                                                                                                                                                                                                                                                                Lucas Silveira

  • 0

ESCLARECIMENTO - Inscrições para as Provas de Aferição e para as Provas Finais do ensino básico 2019-20

jne

 

ESCLARECIMENTO    

Em virtude da suspensão das atividades letivas presenciais decretadas pelo Governo no período de 16 de março a 13 de abril, e estando a decorrer o prazo para as inscrições para as provas e exames dos ensinos básico e secundário, alguns Encarregados de Educação, contactaram a escola no sentido de se informarem sobre se os seus educandos têm ou não de se inscrever para as Provas de Aferição ou para as Provas Finais.

Assim, de acordo com o Despacho Normativo N.º3-A/2020 de 5 de março, que estebelece o regulamento das Provas de Avaliação externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário, no que se refere às inscrições, importa esclarecer o seguinte: 

 

            

1.º — Os alunos que realizam Provas de Aferição (2º ano, 5º ano e 8º ano) não necessitam de efetuar qualquer inscrição.  Apenas deverão fazer a inscrição os alunos de ensino individual ou de ensino doméstico conforme prevê o Ponto 1 do art.º 6.º do normativo.

 

2.º — Os alunos que frequentam o 9º ano do ensino básico geral (internos), realizam Provas Finais do 3º Ciclo.  Estes,  também não necessitam de efetuar inscrição para a 1ª Fase das Provas Finais de Português e Matemática,desde que tenham frequentado atá ao final do ano letivo e reunam as condições de admissão previstas nos Ponto 1 e 2 alíneas a), b), c) e d) do art.º 13.º do normativo.

 

 

 

 

 

 

 

 

          

A todos os atores educativos: uma mensagem de esperança

Ex.º Docentes e Não Docentes

Ex.º Alunos

Ex.º Pais/Encarregados de Educação

Comunidade em geral,

Vivemos tempos conturbados e de incertezas. As aulas foram suspensas e o país está suspenso. A Covid-19 alterou as nossas rotinas, implica mudanças de comportamento… o mundo nunca mais voltará a ser o que era! Contudo, quero deixar-vos uma palavra de esperança, que não nos podemos deixar vencer pelo medo, mas que, mais do que nunca, devemos conjugar esforços para ultrapassarmos este momento difícil!

A vida é isto mesmo, feita de inconstâncias, mas continua a ser BELA! Novas oportunidades surgirão e um Homem Novo renascerá!

Que todos nós possamos sair mais fortalecidos destes momentos adversos para a Humanidade, na certeza que, brevemente, todos estaremos juntos, pois a Escola é a nossa grande família.

Após a tempestade, surgirá a tranquilidade da suavidade de um mar cristalino e a sua brisa sussurrará aos nossos ouvidos: todos juntos, somos mais fortes!

Um abraço cheio de esperanças renovadas!

O Diretor,

José Carlos Maciel Pires de Lima

  • 0

Provas e exames dos ensinos básico e secundário 2019-20 - orientações para o processo de inscrições

jne

Na sequência da suspensão das atividades letivas presenciais decretadas pelo Governo no período de 16 de março a 13 de abril, e estando a decorrer o prazo para as inscrições para as provas e exames dos ensinos básico e secundário, o Júri Nacional de Exames emitiu algumas orientações para a realização dessas mesmas inscrições, as quais podem ser consultadas aqui.


NOTA: As datas de inscrição para as provas e exames dos ensinos básico e secundário para os alunos que se encontram nas situações previstas nos artigos 12.º e 14.º foram prorrogadas até ao dia 3 de abril (*)

         (*) ESCLARECIMENTODe acordo com o Despacho Normativo N.º3-A/2020 de 5 de março 2020, que estabelece o regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário, convém ter em conta o seguinte: 

 

             Artigo 12.º

Condições de admissão às Provas de Equivalência à Frequência dos 1º e 2º Ciclos 

1 — Os alunos autopropostos, identificados no quadro I, que se encontrem matriculados no ensino individual ou no ensino doméstico ou que estejam fora da escolaridade obrigatória, realizam, obrigatoriamente, na 1.ª fase, as provas de equivalência à frequência nas disciplinas constantes nas tabelas A ou B do quadro V.

2 — Realizam ainda obrigatoriamente na 1.ª fase as provas de equivalência à frequência:

      a) Nas disciplinas em que obtiveram classificação inferior a nível 3 ou, no caso do 1.º ciclo, menção Insuficiente, os alunos autopropostos dos 4.º e 6.º anos que completem, respetivamente, 14 e 16 anos até ao final do ano escolar, e não tenham obtido aprovação na avaliação interna final;

      b) Em todas as disciplinas mencionadas nas tabelas A ou B do quadro V, os alunos autopropostos dos 4.º e 6.º anos que completem respetivamente, 14 e 16 anos e tenham ficado retidos por faltas.

(...)

 

              Artigo 14.º

Condições de admissão às Provas de Equivalência à Frequência dos 3º Ciclo 

1 — Os alunos autopropostos do 9.º ano de escolaridade que se encontrem matriculados no ensino individual ou no ensino doméstico e os que estejam fora da escolaridade obrigatória, nas condições estabelecidas no quadro I, realizam, obrigatoriamente, na 1.ª fase, as provas finais de Português e de Matemática e as provas de equivalência à frequência em todas as disciplinas que constam da tabela C do quadro V, à exceção da disciplina de Educação Física. 

2 — Os alunos referidos no número anterior realizam, na 2.ª fase, as provas finais e ou as provas de equivalência à frequência em disciplinas com classificação final inferior a nível 3, podendo realizar apenas as provas finais e ou provas de equivalência à frequência que lhes permitam reunir as condições de aprovação estabelecidas para o final de ciclo. 

3 — Os alunos autopropostos do 9.º ano de escolaridade que não reúnam condições de admissão como alunos internos para as provas finais realizam, na 1.ª fase, as provas de equivalência à frequência nas disciplinas com classificação final inferior a nível 3 e, na 2.ª fase, obrigatoriamente as provas finais e provas de equivalência à frequência, nos termos do número seguinte. 

4 — Na 2.ª fase, os alunos mencionados no número anterior podem optar por realizar apenas as provas de equivalência à frequência de disciplinas com classificação inferior a nível 3 que lhes permitam reunir as condições de aprovação estabelecidas para o final de ciclo. 

5 — Os alunos autopropostos do 9.º ano de escolaridade que não reúnam condições de aprovação após terem realizado provas finais na 1.ª fase, na qualidade de alunos internos, realizam, na 2.ª fase, as provas finais e ou as provas de equivalência à frequência nas disciplinas com classificação final inferior a nível 3, podendo optar por realizar apenas as provas finais e ou provas de equivalência à frequência que lhes permitam reunir as condições de aprovação estabelecidas para o final de ciclo. 

6 — Os alunos autopropostos do 9.º ano de escolaridade retidos por faltas realizam, obrigatoriamente, na 1.ª fase, as provas de equivalência à frequência em todas as disciplinas da matriz curricular do 9.º ano de escolaridade, constantes da tabela C do quadro V, e, na 2.ª fase, obrigatoriamente as provas finais e provas de equivalência à frequência, nos termos do número seguinte. 

7 — Na 2.ª fase, os alunos mencionados no número anterior podem optar por realizar apenas as provas de equivalência à frequência de disciplinas com classificação inferior a nível 3 que lhes permitam reunir as condições de aprovação estabelecidas para o final de ciclo. 

(...)

 

Senhas para a cantina

Comunica-se a todos os Encarregados de Educação/pais da Escola Básica n.º 1 da Abelheira que devido à aplicação das medidas inscrtas no Plano de Contingêngia do Agrupamento, as senhas de refeição dos seus educandos deverá ser tirada/comprada junto do assistente operacional que se encontra na portaria da Escola Sede, entre as 9h30 e as 12h30 e entre as 14h00 e as 16h00. 

O Diretor,

 

José Carlos Maciel Pires de Lima

  • 0

Clube PanEuropeu - Alterações climáticas

No passado dia 5 de março, assinalamos a colocação no recinto escolar de um peixe metálico para depósito de resíduos de plástico. De forma a sensibilizar toda a comunidade escolar, a cerimónia realizou-se durante o intervalo mais longo da manhã, acompanhando os professores as respetivas turmas. Contamos com a presença dos nossos parceiros que contribuíram com a oferta do peixe, a engenheira Leonor Cruz, em representação do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) e do vereador do Ambiente e Biodiversidade, Ciência, Inovação e Conhecimento, Dr. Ricardo Carvalhido. O apelo a hábitos e atitudes de respeito para com o planeta Terra foi feito pelo Diretor do nosso Agrupamento de escolas, pelo Vereador e, ainda, pela aluna Matilde Gonçalves com a leitura de dois textos muito significativos.

Esta iniciativa resultou do plano de atividades do Clube PanEuropeu, em desenvolvimento na escola sede do agrupamento, cujo tema central para o presente ano letivo é “Alterações climáticas, um desafio para a Europa”

Agradecemos o apoio prestado pelo vereador do Ambiente e Biodiversidade, Dr. Ricardo Carvalhido, e pelas representantes do CMIA, engenheiras Gracinda Gonçalves e Leonor Cruz.

                                                                                                            As docentes responsáveis pelo Clube PanEuropeu

Vídeo do evento.

Algumas fotografias:

1A 1C3C

 5C 6C

  • 0

Parlamento dos Jovens 2019/2020

A nossa Escola em conjunto com a Escola António Feijó, de Ponte de Lima, e a Escola Básica de Melgaço representarão, nos dias 4 e 5 de maio próximo, o Círculo Eleitoral de Viana do Castelo, na Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens 2019/2020.

Parabéns aos nossos alunos:

José Rafael Oliveira 9.ºB – Vice-Presidente da Mesa
Matilde Gonçalves 9.ºC - Deputada
Lara Carvalho 8.ºE - Deputada
Sara Simões 8.ºE - Deputada
Maria Silva 8.ºE - Deputada

                                                                              O Coordenador,

                                                                                   José Belo 

Parl.3

Parl.2

 

 

  • 0
Assinar este feed RSS

7°C

Viana do Castelo

Principalmente Limpo

Humidade: 93%

Vento: 8.05 km/h

  • 03 Jan 2019 12°C 5°C
  • 04 Jan 2019 13°C 5°C

banner bottom2

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao prosseguir pressupomos que aceita a sua utilização.