banner top

Log in

Atualizado 9:06 AM UTC, Jun 3, 2020

NOTÍCIAS

Informações sobre Provas 2020

 

                 PROVAS 2020

Provas de Aferição, Provas de Equivalência à Frequência, Provas de Finais de Ciclo – 2019/2020

O calendário escolar em 2019/2020 que prevê a realização das provas de aferição, das provas finais de ciclo e dos exames finais nacionais, foi alterado pelo Decreto-Lei nº 14-G/2020, de 13 de abril.

Provas de aferição e Provas finais de ciclo

De acordo com o Artº 6º do Decreto-Lei nº 14-G/2020, de 13 de abril, no ano letivo de 2019/2020, é cancelada a realização:

a) Das provas de aferição, dos 2.º, 5.º e 8.º anos de escolaridade;

b) Das provas finais do ensino básico, no final do 9.º ano de escolaridade;

c) Das provas a nível de escola, realizadas como provas finais do ensino básico;

d) ...

Provas de equivalência à frequência

Para efeitos de Avaliação e conclusão do ensino básico, de acordo com o nº 4 do Art.º 7º, do Decreto-Lei nº 14-G/2020, de 13 de abril, a conclusão de qualquer ciclo do ensino básico pelos alunos autopropostos, incluindo os alunos que se encontram na modalidade de ensino individual e doméstico, é efetuada mediante a realização de provas de equivalência à frequência.

Perguntas Frequentes Provas no Ensino Básico

 

Prazos de inscrição (alunos autopropostos)

As inscrições para as provas de equivalência à frequência para os alunos autopropostos do ensino básico realizam-se nos seguintes prazos:

                    Captura de ecrã 2020-05-28, às 15.20.03.png

 

Consultar legislação sobre provas 2020 

Expressão Plástica (Ensino à Distância)

Durante este terceiro período letivo (2019/20) os meninos e as meninas dos primeiro e segundo anos da Escola do Calvário (Agrupamento de Escolas da Abelheira- Viana do Castelo) estão a desenvolver as atividades que lhes são propostas com muito empenho e grande criatividade! A qualidade é tanta que temos mesmo de os mostrar! Daí nasceu este wakelet! Que será atualizado todas as semanas!
 
  • 0

Votem no desenho da nossa escola! - “O Mar começa aqui”

   No âmbito do Programa Eco-Escolas, coordenado pela ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa), no presente ano letivo foi lançado o desafio/projeto “O Mar começa aqui”. Com este projeto pretendem envolver as escolas e as respetivas autarquias, em estratégias de promoção da sustentabilidade, que se concretiza (em articulação com o município) na pintura de sarjetas/sumidouros dentro e fora da escola, com um desenho proposto pela escola que deverá transmitir a mensagem referida.

  

   Com a inscrição do município de Viana do Castelo, a Escola Básica da Abelheira aderiu ao Projeto, tendo participado com o trabalho realizado pela aluna Maria Antónia Nunes Ferreira, da turma 7.ºG.

Mar.jpg

  

Os desenhos submetidos pelas escolas participantes serão divulgados no Facebook Eco-Escolas, onde decorrerá uma votação, com início no dia Europeu do Mar – 20 de maio e que terminará a 30 de maio.

Assim, deixamos um apelo à votação no trabalho apresentado pela nossa Escola.

  • 0

JUNTOS NO COMBATE ÀS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

As turmas do 4.º A e B, 3.º A e B, da Escola Básica da Igreja, aceitaram o desafio de trabalhar na base dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, abordando a temática das Alterações Climáticas tendo por base três dos ODS, como a Ação Climática, a Vida Marinha, a Vida Terrestre e Biodiversidade. As atividades tinham sido iniciadas ainda em período de aulas presenciais, mas, neste contexto de confinamento social, devido aos constrangimentos causados pelo novo coranavírus, a partir de casa e no seguimento de uma propostas de trabalho feita pela professora Sónia Pinheiro, os alunos realizaram e apresentaram trabalhos de pesquisa em vários formatos. Realizaram ainda uma atividade de expressão plástica, um móbil para celebrar o Dia Mundial da Terra. Esse trabalho tinha por finalidade ser colocado ou à janela ou na porta de casa, com o intuito de sensibilizar alunos, pais e comunidade para os problemas que o nosso Planeta atravessa. Para efeito de pesquisa, partilha e divulgação de trabalhos, dos alunos e a professora construiram um Padlet, que continuará ativo e com recursos sobre temáticas em volta do tema das alterações climáticas e ambiente.

Mural para ideias Sustentáveis

https://padlet.com/professorasonia/5pp7ksl2z56ueq0j

  • 0

COVID-19

Com o início do desconfinamento, a equipa responsável pelo projeto de Promoção e Educação para a Saúde (PES) do nosso Agrupamento partilha informação importante sobre os cuidados a ter quando sai de casa.

Cuidados a ter quando sai de casa.

  • 0

Blogue da Turma 1.º A, da Escola Básica da Igreja

Sabichões...de nós para o futuro!

Diário da turma do 1.º A da EB da Igreja, neste blogue foram criados textos a partir de uma chuva de ideias feita em grande grupo, no quadro sobre as principais atividades realizadas…ao longo do tempo pretendemos continuar a escrever e a relatar as experiências e atividades vividas... sempre com o intuito de cada pessoa que visite o blogue acrescente algo que nos enriqueça e faça crescer…

Aceda aqui https://denosparaofuturo.blogspot.com/?fbclid=IwAR25oeA9MVszeCqqMZzrJ-gTVOQ1OifAPICP-ABHpVCrN1eKmp0fuLyxR5I

 

  • 0

Prémios “Pilar Moreno” 2020

Os alunos de Espanhol da Escola Básica da Abelheira participaram nos “XVII Prémios Pilar Moreno 2020”, com cartazes alusivos a aspetos relacionados com a língua, sociedade, cultura e história de Espanha, no âmbito do concurso «Pinta tu España», elaborados em colaboração com os professores da disciplina de Educação Visual.

O terceiro prémio do concurso, nacional, promovido pela Consejería de Educación da Embaixada de Espanha em Portugal, foi atribuído ao aluno Pedro Gomes Sánchez Ariais, do 8.º ano, turma G.

Fica aqui o cartaz elaborado pelo aluno, que felicitamos! Estão, ainda, de parabéns todos os outros participantes!

Pilar

 

  • 0
Assinar este feed RSS

7°C

Viana do Castelo

Principalmente Limpo

Humidade: 93%

Vento: 8.05 km/h

  • 03 Jan 2019 12°C 5°C
  • 04 Jan 2019 13°C 5°C

banner bottom2

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao prosseguir pressupomos que aceita a sua utilização.