banner top

Log in

Atualizado 6:09 PM UTC, Jul 14, 2020

fevereiro 2018

Projeto UHU!

A Escola Básica da Abelheira aderiu ao Projeto UHU!

O desafio surge de uma parceria entre o Programa Eco-Escolas e a UHU, reconhecendo a necessidade de aumentar o conhecimento e interesse pela biodiversidade nacional.

Esta parceria tem como missão a promoção da educação ambiental e o desenvolvimento sustentável através de projetos e atividades que desenvolvam a literacia ambiental das crianças e jovens.

Em que consiste? É fácil!

O contributo de cada escola consiste na seleção de uma espécie nativa (autóctone) e outra exótica, explicando a importância de ambas na região. Esta informação, após discutida e trabalhada, é registada num caderno que passa por várias escolas. Cada escola fica responsável por dez páginas do mesmo.

Aqui, na escola, optamos pelo carvalho alvarinho como espécie autóctone e pela mimosa como espécie exótica e invasora. Decidimos contar uma história sobre o carvalho alvarinho Para a mimosa, optamos por um formato mais descritivo.

Contámos com a colaboração preciosa de 1 aluna do 9.º C, Carolina Oliveira; e de 1 alunos do 9.º E, João Bruno Machado, que produziram magníficas ilustrações destas espécies.

O caderno já foi enviado e continua a sua rota…

cropped uhu 180x180

Saída de campo à Praia Norte no contexto do projeto Escola da Natureza (Praia rochosa)

Nos dias 5, 21 e 22 de fevereiro, os alunos das turmas A, B e G, do 8.º ano da Escola Básica da Abelheira, efetuaram a segunda saída de campo à Praia Norte no contexto do projeto Escola da Natureza (Praia rochosa).
Após breve contextualização teórica, foram constituídas equipas de trabalho e distribuídas fichas de campo. Devidamente equipados com luvas, os alunos foram convidados a recolher diversos tipos de resíduos encontrados na areia. Posteriormente, fez-se a pesquisa dos microplásticos em várias amostras de areia. Estes são o produto resultante da deterioração dos plásticos e são suscetíveis de entrar nas cadeias alimentares. Com base nos dados que recolhemos, temos boas e más notícias: só numa de 8 amostras de areia é que se encontraram microplásticos, o que significa que esta praia não está muito poluída com estes resíduos. As más notícias são que no conjunto e em poucos minutos, as três turmas recolheram 9 Kg de resíduos (plásticos, vidros, papel, cerâmicas, beatas de cigarros, esferovite, redes de pesca, madeiras…)!

 

Como ajudar o meu filho a estudar!

Sofia.png

“Como ajudar o meu filho a estudar!” - Ação de informação para pais.

    Convidam-se os pais/encarregados de educação dos alunos do

  1º ciclo a assistir a uma ação de informação intitulada “Como ajudar o meu filho a estudar!”, no dia 22 de fevereiro, quinta-feira, pelas 18  horas, na Escola Básica da Abelheira (Escola Sede do Agrupamento). Serão abordadas algumas estratégias de estudo, para que possa ajudar o seu filho no estudo em casa. A ação é gratuita e será desenvolvida pela psicóloga escolar.

Viana do Castelo, 19 de fevereiro de 2018                                                             

                                                                                                                               A Psicóloga

                                                                                                                                        Elsa Sofia da Cunha Freitas

Orçamento Participativo das Escolas

logo 0bbeacdb8a7fa72c317ae9c0049b43b1 1xComo posso participar?
 
Para participar deves escrever um texto com a tua ideia, com um máximo de 1000 palavras – com ou sem imagem. Em seguida, entregas a tua ideia na secretária da tua escola até ao final do mês de fevereiro. Mas atenção, a tua ideia pode ser apresentada só por ti ou por um grupo de colegas – máximo de 5 estudantes. E tens sempre que recolher o apoio de 5% dos alunos da tua escola – para isso eles têm que que se identificar na tua proposta – escrevem o nome, número de estudante e assinam.
Para mais informações, consulta https://opescolas.pt ou solicita outras informações junto do(a) teu(tua) Diretor(a) de Turma. A coordenadora do OPE é a coordenadora dos Diretores de Turma do 3.º Ciclo, professora Paula Baía.
 
Participa!
 

Olimpíadas de Biologia

No dia 7 de fevereiro decorreu, na nossa escola, a primeira eliminatória das Olimpíadas de Biologia Júnior, organizadas pelo grupo de Ciências Naturais do 3.º Ciclo.

Trinta dos nossos alunos mostraram aquilo que sabem numa prova que abrange vários campos da biologia.

As Olimpíadas Portuguesas da Biologia são um concurso de Ciência, na área da Biologia, destinada a estudantes do ensino Básico e Secundário, entre o 9.º e o 12.º ano de escolas públicas ou privadas.

A nossa escola concorreu na categoria Olimpíadas de Biologia Júnior, específicas para os alunos do 9.º ano.

As OPB, além de atribuírem prémios aos 10 melhores classificados de cada um dos anos e também aos seus professores, selecionam os melhores 8 alunos da classificação geral para representarem Portugal, anualmente, nas Olimpíadas Internacionais de Biologia (os primeiros 4 classificados) e nas Olimpíadas Ibero-americanas de Biologia (os classificados entre a 5.ª e a 8.ª posições).

Aguardamos os resultados!

Assinar este feed RSS

7°C

Viana do Castelo

Principalmente Limpo

Humidade: 93%

Vento: 8.05 km/h

  • 03 Jan 2019 12°C 5°C
  • 04 Jan 2019 13°C 5°C

banner bottom2

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao prosseguir pressupomos que aceita a sua utilização.