Atualizado 11:18 PM WET, Mar 18, 2024

Dia da Floresta Autóctone

Destaque Dia da Floresta Autóctone

No âmbito do Programa Eco-escolas, em parceria com o CMIA (Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental) de Viana do Castelo, e o ICNF (Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas), a nossa escola participou em duas atividades com o intuito da assinalar o Dia da Floresta Autóctone – 23 de novembro!

Na semana de 20 a 24 de novembro, foi exibida no átrio da escola uma exposição intitulada – “Floresta, Um Património a Descobrir”. Simultaneamente, as turmas 9ºE (sob a orientação da professora Cristina Bastardo), 5ºG e 5ºF (sob a orientação da Professora Margarida Araújo), participaram num concurso do CMIA, cujo objetivo era a produção de uma maquete de uma árvore autóctone. Desde já agradecemos a todos os alunos, professores e encarregados de educação pelo seu esforço e empenho. Assim se constrói uma escola mais dinâmica! Apesar de não termos vencido o concurso, recebemos uma menção honrosa.

A floresta autóctone portuguesa é constituída por árvores de espécies originárias do nosso território como os carvalhos, os sobreiros e as azinheiras (que também são carvalhos), os medronheiros, os loureiros, os azevinhos, entre outras, e que estão adaptadas ao nosso clima. É uma floresta formada por árvores de crescimento tipicamente mais lento do que as espécies de árvores introduzidas, como o pinheiro os eucaliptos e as acácias, mas que adquiriram a capacidade de melhor resistir a longos períodos de seca com temperaturas elevadas e intercalados por chuvas relativamente intensas. São florestas também resilientes aos incêndios, que fustigam regularmente os territórios do sul da Europa.

Já agora, aproveitamos para lançar um desafio às turmas de 5º Ano! Novembro/Dezembro é a época ideal para plantar árvores de espécies autóctones. Que tal se todos os alunos de 5º ano trouxerem três bolotas para plantar? Durante as aulas de Ciências, na última semana de aulas do primeiro Período, podíamos criar e inaugurar o “Viveiro Florestal da Escola da Abelheira”. Uma sugestão adicional - em março, no Dia Internacional das Florestas, podemos aproveitar para verificar se as jovens árvores necessitam de cuidados, como rega, ou suportes. Fica o repto!

Participa! Ajuda a melhorar a nossa escola!

08-10-2010 15;24;02.jpg

O Coordenador:

(Nuno Gonçalves)

Brevemente, partilharemos as fotos da atividade.