Destaque Solidariedade com a Escola Raul Brasil Minuto de silêncio – um ato simbólico de cidadania

As imagens que nos chegam do Brasil, país com quem partilhamos a língua e tantos aspetos fundamentais da cultura, não podem deixar ninguém indiferente.

Crianças, professores e assistentes mortos e gravemente feridos num atentado a uma escola devem fazer-nos pensar sobre o grau de violência neste nosso mundo atual e tirar um momento para olhar o caso com solidariedade.

É um ato de cidadania refletir sobre como nos posicionamos perante estes atos de violência, infelizmente comuns em escolas dos EUA, que agora nos aparecem contados em português e sem precisar de legendas.

Estamos muito longe de chegar a esse ponto, mas a violência sempre nos surpreende e não nos deve deixar indiferente num mundo global.

Pouco podemos fazer, mas, como dizia Sophya de Mello Breyner, Vemos, ouvimos e lemos/Não podemos ignorar.

Por isso, nesta escola vamos fazer, de forma simples, o que é usual. Um minuto de silêncio coletivo dos alunos e corpo docente e não docente da escola que decorrerá às 10h25m, do dia 18 de março, segunda-feira

Os alunos devem concentrar-se no campo de jogos (futebol) onde haverá orientações sobre o que se passará.

Depois de ser tocado o hino brasileiro, será lido por alunos um poema a que se seguirá um minuto de silêncio pelas pessoas assassinadas, no dia 13 na escola brasileira do estado de São Paulo.

Mesmo parecendo um ato insignificante, com o mesmo mostramos, simbolicamente que nos preocupamos com o problema e que estamos solidários com as vítimas da violência (para mais num contexto com elementos de tanta proximidade).

Enquadramento

A ideia do minuto de silêncio como homenagem coletiva difundiu-se a partir da 1.ª guerra mundial porque, como forma de lembrar os milhões mortos do conflito, em Inglaterra, se tornou habitual que na 11.a hora do 11.o dia do 11.o mês, todas as atividades sejam interrompidas por 2 minutos. Tornou-se comum que, em casos em que uma comunidade quer manifestar solidariedade e respeito, numa situação de luto, se faça um minuto de silêncio.